Multidões sem máscara, sem medo da Covid-19 e sem problemas em debochar dos riscos à saúde. Contrariando as recomendações dos órgãos competentes, o que se vê cada vez com mais frequência é a proliferação das aglomerações.
No final de semana que passou houve flagrantes de várias festas clandestinas em toda região. Especificamente em Marechal Rondon, a Polícia Militar foi chamada para interromper uma festa com cerca de 250 participantes, muitos deles adolescentes. Na hora da abordagem, alguns fugiram, outros ignoraram e o responsável ninguém sabia quem era.
Mas, o que existe por trás dessa desobediência? Não estamos aqui para fazer um tribunal para julgar pessoas, nada disso. Queremos analisar, tentar entender os motivos e provocar reflexão. Afinal, de um modo geral, todos nós também estamos enjoados deste isolamento, desta necessidade de manter o distanciamento social.
Infelizmente parcela da população opta por encarar os graves desafios que estamos enfrentando com o negacionismo onipotente e inconsequente. Essas festas clandestinas são um claro retrato disso.
É bem verdade que a adolescência é o período mais difícil da vida. O adolescente já não conta com a proteção de quando criança e ainda não tem acesso aos recursos do adulto. Então, para resolver isso, ele busca agrupar-se. Contudo, os problemas e dilemas não são resolvíveis em grupo. Mas, o adolescente quer estar em grupo para me sentir aceito, pertencente e acolhido. Se esse grupo transgredir então, está transgredindo com ele. Essas festas clandestinas são grandes e perigosos exercícios de transgressão em busca da sensação de pertencimento e da total falta de empatia.
A pandemia atingiu em cheio o narcisismo, a onipotência, a certeza de que podemos tudo, que controlamos tudo. Os mais adultos buscam, nos fatos e na ciência, a saída para isso. Os adolescentes, de todas as idades, preferem fechar os olhos para as evidências e celebrar como se não houvesse amanhã. Dessa forma, fazem tudo para que realmente não haja.
Mín. 18° Máx. 30°
Mín. 19° Máx. 31°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.Mín. 19° Máx. 27°
Sol com muitas nuvens e chuva