Segunda, 01 de Março de 2021 00:21
Política Bastidores

Coluna de quinta, 11 de fevereiro de 2021

Confira os principais destaques desta semana

12/02/2021 10h51
Por: Tribuna
Prefeito Marcio Rauber
Prefeito Marcio Rauber

Nomeações

Essa semana terminou a espera pra muita gente que estava esperando uma nomeação em cargo comissionado na Prefeitura de Marechal Cândido Rondon. De uma vez só o prefeito Marcio Rauber nomeou pelo menos 70 pessoas. As portarias foram divulgadas nas edições do Diário Oficial Eletrônico de segunda e terça-feira. São diretores de secretaria, diretores gerais, diretores de departamentos, assessores de setor, chefes de setor, assessores de secretaria, assessores de gabinete, assessores de departamento e chefes de gabinete. Quase todo mundo feliz.

Rebaixados

Um detalhe que chamou bastante a atenção na relação dos nomeados esta semana foi uma espécie de “rebaixamento” de três ex-secretários da gestão passada. Dante Roque Tonezer, que era secretário de Governo foi nomeado como diretor geral na Secretaria de Viação e Serviços Públicos. Valdir Sachser que era secretário de Gabinete foi nomeado como diretor geral na Secretaria de Assistência Social. E Sergio Antônio Marcucci, que era Secretário de Indústria, Comércio e Turismo, agora foi nomeado diretor de departamento na Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, lotado no Sine. 

Sempre Vida

Nos últimos dias muita conversa de bastidores dava conta de que uma empresa tradicional de Marechal Cândido Rondon estaria sendo vendida. Esta semana a informação veio à tona. Trata-se de uma fusão do Grupo Sempre Vida a uma das maiores empresas de medicina do país, a Athena Saúde. Esse grupo conta atualmente com mais de 800 mil beneficiários em planos de saúde e odontológicos em diversos estados brasileiros. Segundo nota do Grupo Sempre Vida, os seus conveniados continuarão sendo atendidos pela mesma estrutura e pessoas conhecidas há anos, somando-se à força institucional de renome nacional da Athena Saúde. A promessa é de um atendimento médico-hospitalar ainda mais qualificado.

Sempre Vida II

A transação comercial ainda está tramitando, em fase final de aprovação nos órgãos reguladores do mercado. Tão logo a transação seja concluída, todos os colaboradores, clientes e parceiros do Grupo Sempre Vida terão maiores informações a respeito. O que se sabe até aqui é que o médico Dietrich Seyboth (Dr. Hippy) permanecerá como acionista do grupo, bem como a administradora Ana Carolina Hildebrand Seyboth, também continuará na direção geral. 

Novo pedágio

Nas audiências públicas promovidas pela Frente Parlamentar do Pedágio na região Oeste, no final de semana passado, foi praticamente unânime o repúdio ao novo modelo de pedágio proposto para o Paraná pelo Governo Federal, através do Ministério dos Transportes. As audiências aconteceram na sexta-feira (5) em Cascavel e no sábado (6) em Foz do Iguaçu. “O que fica claro no novo contrato que querem fazer é o aumento no número de praças de pedágio, saltando de 27 para 42 e o tempo de contrato. Se não bastasse, ainda tem a outorga onerosa ao estado, o que encarece ainda mais o pedágio, além dos custos de manutenção e duplicação”, afirma o coordenador da Frente do Pedágio, deputado Arilson Chiorato.

Novo pedágio II

Embora haja resistência por parte dos deputados da Assembleia Legislativa no modelo híbrido de pedágio, em que está previsto o pagamento de uma outorga ao governo federal por parte do vencedor, o Governo Federal não abre mão do modelo. Segundo justificativa do Ministério da Infraestrutura, “a empresa acaba não fazendo o que estava no edital e o usuário não acaba usufruindo da obra necessária”.  O ministério trabalha, inclusive, com a possibilidade da retirada das rodovias estaduais do leilão, o que reduziria em cerca de 10,8% a tarifa projetada, devido à menor necessidade de obras nas estradas federais. 

Mínimo regional

O governador Ratinho Junior ratificou esta semana os novos valores do salário mínimo regional do Paraná, que se mantém como o maior do País. Dividido em quatro faixas salariais, que variam de R$ 1.467,40 a R$ 1.696,20, conforme a categoria, o reajuste foi aprovado pelo Conselho Estadual do Trabalho, Emprego e Renda (Ceter). O piso será aplicado já na folha de fevereiro, com valores retroativos a janeiro, e é válido até 31 de dezembro de 2021.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Giro Político
Sobre Giro Político
Os bastidores da política regional.
-
Atualizado às 21h00 - Fonte: Climatempo
°

Mín. ° Máx. °

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (02/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Quarta (03/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Ele1 - Criar site de notícias