O governador Ratinho Junior (PSD) participou na noite de terça-feira (27), na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), da solenidade de entrega do Título de Cidadã Honorária do Estado do Paraná para a ex-governadora Cida Borghetti. A sessão reuniu amigos, familiares, empresários e outras lideranças políticas, além de ex-colegas da homenageada dos tempos de Alep, Câmara Federal, Governo do Estado e Itaipu Binacional. A proposta de homenagem à ex-governadora partiu do deputado estadual Soldado Adriano José.
O vereador licenciado e atual secretário de infraestrutura de Marechal Cândido Rondon, Pedro Rauber, fortaleceu laços políticos ao visitar esta semana o deputado federal Dilceu Sperafico. Durante o encontro, relembraram as campanhas políticas compartilhadas na década de 90, quando ambos pleiteavam mandatos de deputado federal e estadual. Rauber aproveitou a oportunidade para solicitar recursos destinados a investimentos em infraestrutura para o município rondonense. Acompanhando a visita, o diretor executivo do SAAE, Anderson Loffi, apresentou ao deputado o trabalho realizado pela autarquia, destacando os investimentos para garantir o abastecimento de água nas próximas décadas.
À medida que se aproxima a janela partidária, o tabuleiro político de Quatro Pontes começa a ganhar contornos mais definidos. Quatro nomes emergem como protagonistas na corrida pela prefeitura, sinalizando um cenário eleitoral que promete ser dos mais disputados. O Partido Progressista (PP) aposta na figura do Sargento Tonelli, enquanto o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) coloca suas fichas no vereador Luiz Carlos Becker. O União Brasil, por sua vez, apresenta Marco Viickert, o Max e o Podemos projeta César Seidel, o Canela. A perspectiva é que dois desses nomes avancem como candidatos à prefeito, enquanto os outros dois possam compor a chapa como vices. Aliás, o atual vice-prefeito, Tiago Hansel, já sinalizou que não entrará na disputa.
Desde quarta-feira (28), estão em operação os primeiros dois lotes das novas concessões rodoviárias do Paraná. As cobranças devem ser retomadas até o fim de março. A ANTT deverá comunicar com um prazo mínimo de 10 dias de antecedência a data exata em que as tarifas serão cobradas nas praças de pedágio, bem como os valores. O comunicado será feito em Diário Oficial.
A Cooperativa de Eletrificação e Desenvolvimento Econômico de Marechal Cândido Rondon - Cercar, realizará sua Assembleia Geral Ordinária no dia 7 de março, às 14h, no pavilhão da Comunidade Evangélica. O evento, anunciado pelo presidente Celso Celso, convida os 1778 associados para a prestação de contas de 2023, destinação das sobras, eleição do conselho fiscal, entre outros assuntos. Celebrando 50 anos em 2023, a Cercar destaca o sucesso de suas recentes campanhas.
O Partido Progressista de Marechal Cândido Rondon realizou, na semana passada, a renovação de sua executiva municipal. A nova composição traz novos nomes, além da recondução do vereador licenciado e atual secretário de Administração, Cláudio Koehler, conhecido como Claudinho (foto), à presidência. Na próxima semana, com a abertura da janela partidária, mais membros se juntarão à sigla, fortalecendo-a com 14 pré-candidatos a vereador e um pré-candidato a prefeito para as eleições deste ano. O crescimento do PP no município é fruto da aproximação e influência do Deputado Sperafico em toda nossa região.
Por unanimidade, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou na terça-feira (27) uma resolução para regulamentar o uso da inteligência artificial durante as eleições municipais de outubro. A norma proíbe manipulações de conteúdo falso para criar ou substituir imagem ou voz de candidato com objetivo de prejudicar ou favorecer candidaturas. A restrição do uso de chatbots e avatares para intermediar a comunicação das campanhas com pessoas reais também foi aprovada. O objetivo do TSE é evitar a circulação de montagens de imagens e vozes produzidas por aplicativos de inteligência artificial para manipular declarações falsas de candidatos e autoridades envolvidas com a organização do pleito. Os ministros também aprovaram na sessão diversas resoluções que vão balizar o pleito deste ano.
Conforme nossa coluna noticiou na semana passada, a pré-candidatura de John Nodari para prefeito pelo grupo de situação em Pato Bragado tem conquistado praticamente unanimidade. Agora, a atenção se volta para a definição do vice na chapa. Diversos nomes têm sido comentados nos bastidores, incluindo os vereadores Xaropinho, Tatu e Simoni Tornquist (foto), bem como os secretários Lucas Blatt e Wolmir Wollmann. Contudo, todas essas menções são apenas especulações. O nome do vice só será oficialmente definido durante as convenções.
Na semana passada, o MDB de Entre Rios do Oeste promoveu uma reunião de suma importância, direcionando seus esforços para as eleições deste ano. Durante o encontro, houve a adesão de novos membros e uma ampla discussão sobre os possíveis pré-candidatos à majoritária. Entre os cotados, destacam-se Enio Foliatti, Luis Machado e Neimar Krone. Além disso, foi debatida a possibilidade de alianças estratégicas com o PP e o PL, visando formar uma coligação robusta para as eleições municipais de outubro. O partido segue firme em seu compromisso com o fortalecimento da democracia local.
Mín. 15° Máx. 17°
Mín. 13° Máx. 24°
Tempo limpoMín. 14° Máx. 26°
Chuvas esparsas