A Secretaria de Saúde de Pato Bragado vem acompanhando e avançando nas inovações que surgem no decorrer dos anos, para proporcionar conforto, praticidade e qualidade de vida à população.
Após o estado do Paraná aderir ao teleatendimento, regulamentado no país, com a pandemia de Covid-19, o município também buscou a adesão e implantou na Unidade de Saúde de Atenção Primária, o serviço de tele dermatologia.
Para ter acesso ao benefício, o paciente precisa consultar com o médico da família que fará o encaminhamento à equipe de enfermagem. Devidamente capacitados, os enfermeiros promoverão a avaliação inicial que consiste em fotografias da pele por meio de equipamento. Em seguida as imagens coletadas serão encaminhadas à profissional dermatologista da Universidade Estadual de Santa Catarina, parceira da iniciativa. O dermatologista fará a avaliação, emitirá o laudo e o paciente voltará para consulta com o médico da família que repassará a prescrição.
O serviço, portanto, será ofertado de modo online, após avaliação médica e que haja necessidade de envio ao dermatologista, por suspeita de câncer de pele ou outras dermatoses. O laudo estará disponível após 72 horas do envio ao paciente que receberá um protocolo para ter acesso móvel ao mesmo que contará com orientações, medidas de prevenção e tratamento dispensando.
Enfermeiros promoverão a avaliação inicial por meio de fotografias da pele
Mín. 21° Máx. 25°