A um mês das eleições municipais, o candidato da oposição em Nova Santa Rosa, Lari Hitz (União Brasil), compartilhou suas principais propostas em entrevista exclusiva. Com uma carreira política consolidada como vereador e ex-vice-prefeito, Hitz busca agora o cargo de chefe do executivo municipal, tendo como vice Roque Lorenzatto (PP). Durante a entrevista, o candidato destacou a importância de sua experiência política, que, segundo ele, moldou sua visão de gestão, com foco em melhorias estruturais e de atendimento à população.
Entre os principais compromissos de Lari Hitz estão a reorganização da gestão pública para otimizar o atendimento nos serviços municipais, especialmente na saúde e educação. Ele também prometeu ampliar o acesso a exames e consultas, garantir uniformes escolares gratuitos e implantar programas de capacitação para profissionais da educação. A parceria com o PP, conforme o candidato, será crucial para viabilizar emendas parlamentares e recursos que fortalecerão a execução do plano de governo.
Tribuna do Oeste: Lari, você já foi vice-prefeito, vereador por diversas vezes e presidente da Câmara. Como essas experiências políticas moldaram sua visão e suas prioridades para Nova Santa Rosa?
Lari Hitz: É, todas essas experiências que eu tive durante os mandatos como vereador e como vice-prefeito me motivaram a dar um passo maior. Já fui candidato a prefeito na última eleição, não tive êxito, mas agora voltamos a ser candidato de novo e essa é uma das minhas prioridades hoje, chegar a ser prefeito desta cidade.
Tribuna do Oeste: Inicialmente, a professora Maria Ester Baumann foi anunciada como sua vice, mas posteriormente foi substituída por Roque Lorenzatto. O que motivou essa mudança e como você acredita que essa nova composição fortalece sua chapa?
Lari Hitz: Realmente, inicialmente, a gente tinha a professora Maria Ester na nossa chapa como vice-candidata a vice-prefeita, mas, com o passar dos dias, nós ouvimos muitas pessoas pedindo alguém que fosse do agronegócio ou da agricultura. E, entre nós, conversamos e chegamos a um consenso de que o Roque Lorenzato seria a pessoa indicada para fazer essa troca. Não foi uma substituição, mas uma troca, pois a professora Maria Ester continua como candidata a vereadora e todos saíram satisfeitos. Então, essa foi a nossa grande preocupação: ter um professor e alguém do agronegócio.
Tribuna do Oeste: Quais são, na sua opinião, os principais desafios que Nova Santa Rosa enfrenta atualmente, e como sua gestão pretende abordar essas questões?
Lari Hitz: Nessa questão de desafios, nós vimos nos últimos anos algumas indústrias se transferirem para outros municípios. Eu não sei qual foi o motivo, qual foi a motivação, se foi falta de incentivo ou algo nesse sentido, mas nós vamos, se eleitos formos, ver essa questão e o porquê dessas mudanças. Em alguns setores vamos ter que rever algumas questões para melhor. Não vamos citar aqui Secretaria tal ou tal, mas há algumas questões que precisamos verificar para melhorar.
Tribuna do Oeste: Se eleito, quais seriam suas três primeiras ações prioritárias no governo?
Lari Hitz: Primeiro, nós vamos ter que reorganizar algumas questões na gestão para melhorar o atendimento em certos setores para o munícipe, porque vemos que em alguns setores o atendimento é muito deficiente. Deve ser um atendimento bem melhor. Também precisamos primeiramente entender a situação financeira do município e do parque de máquinas. Com base nisso, poderemos priorizar algumas atividades, obras ou investimentos, dependendo da situação do caixa atual.
Tribuna do Oeste: Quais são suas propostas específicas para melhorar os setores de saúde em Nova Santa Rosa?
Lari Hitz: Vamos angariar recursos por meio de programas de emendas para garantir atendimento contínuo na distribuição de medicamentos ao munícipe. Melhoraremos também o atendimento médico, com mais ofertas de exames de ultrassom, raio-x, farmácia básica, laboratório e internação. Ofereceremos atendimento noturno odontológico para os moradores que trabalham durante o dia e só podem realizar o tratamento após o horário comercial. Vamos implantar um programa para atender pessoas com dificuldades temporárias ou definitivas de sair de casa para chegar a uma unidade de saúde, ou que necessitem de atendimento domiciliar. Além disso, vamos implantar projetos e programas de saúde pública e prevenção que atendam a população desde a gestação até a terceira idade. E daremos mais atenção ao Hospital Bom Pastor, para que as crianças possam voltar a nascer no nosso município.
Tribuna do Oeste: Quais são suas propostas para melhorar a educação em Nova Santa Rosa?
Lari Hitz: Vamos assegurar merenda escolar de qualidade, com acompanhamento nutricional, para evitar déficits nutritivos e garantir a melhoria na aprendizagem. Quando necessário, faremos reformas e ampliações nas estruturas escolares para melhor atender alunos e profissionais. Também daremos ênfase aos projetos de capacitação continuada para os profissionais da educação, além de sempre focar na valorização da classe e na qualidade do ensino nas redes municipais. Asseguraremos o atendimento em horário ampliado nos CEMEIs, garantindo o cumprimento da jornada de trabalho dos pais. Além disso, garantiremos uniforme escolar gratuito para os alunos da rede municipal, tanto de verão quanto de inverno, bem como kits escolares.
Tribuna do Oeste: Como você enxerga a aliança entre o União Brasil e o PP na sua campanha? Como essa parceria pode contribuir para a implementação do seu plano de governo?
Lari Hitz: A aliança entre o União Brasil e o PP, na nossa campanha, facilitou bastante, porque os dois partidos são de direita e temos facilidade em nos apresentarmos como candidatos de ambas as siglas. Essa parceria vai contribuir muito na nossa gestão para a implementação do nosso plano de governo, ou plano de trabalho, porque teremos mais deputados apoiando, somando União Brasil e PP. Isso vai facilitar muito o nosso trabalho, caso sejamos eleitos.
Tribuna do Oeste: Como sua gestão pretende fortalecer o agronegócio e garantir uma gestão pública eficiente em Nova Santa Rosa?
Lari Hitz: A grande vocação dos munícipes é o agronegócio, e a gestão pública eficiente impulsiona a economia local, gera empregos, renda e melhora a vida dos cidadãos, valorizando e apoiando todos os negócios. É nosso compromisso repactuar a relação do poder público com a população, abrir a prefeitura para torná-la transparente, próxima e parceira do cidadão e das entidades. Nosso foco é fazer da política um instrumento para humanizar o atendimento ao munícipe, com igualdade de direitos e serviços dignos para todos. Nosso objetivo é agir no presente e pensar no futuro, deixando para as próximas gerações uma cidade melhor, sustentável, democrática e segura.
Tribuna do Oeste: Estamos a um mês da eleição. Que mensagem você gostaria de deixar para os eleitores que ainda estão indecisos ou que consideram apoiar sua candidatura?
Lari Hitz: Estamos a um mês da eleição. Quero pedir ao nosso eleitor, ao nosso munícipe, que analise as nossas propostas do nosso plano de governo e tome ciência daquilo que nós nos propomos a fazer. Com certeza, cada um irá perceber que o nosso plano de governo e as nossas metas a serem atingidas são as melhores. Por isso, pedimos que votem em nossos candidatos a vereador da nossa coligação e em Lari Roque 44.
Mín. 20° Máx. 29°
Mín. 21° Máx. 31°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 30°
Chuvas esparsas